Por Andréa Antunes Julho 17, 2023

Leonam Guimarães retorna ao conselho da Agência Internacional de Energia Atômica

Um dos principais especialistas do setor nuclear brasileiro da atualidade, o AcadêmicoLeonam Guimarães foi reconduzido para mais um mandato como membro do Grupo Consultivo Permanente da Agência Internacional de Energia Atômica. O convite foi feito pelo próprio diretor-geral da agência, Rafael Grossi.

“Suas contribuições como membro do Grupo Consultivo Permanente sobre Energia Nuclear (SAGNE, na sigla em inglês) de 2010 a 2021 foram altamente valorizadas e seu conhecimento e experiência continuam a beneficiar o Grupo. Portanto, tenho o prazer de estender meu convite a você para servir como membro do mandato do SAGNE VIII (2023 – 2026)”, afirmou Grossi.

A AIEA estabeleceu o SAGNE para assessorar o diretor-geral nas atividades da agência na área de energia nuclear, ciclo de combustível nuclear e tecnologia de resíduos, e em questões relativas à avaliação do papel da energia nuclear no desenvolvimento de energia sustentável.

O grupo consultivo fornece aconselhamento sobre política técnica e estratégia relacionada à tecnologia de energia nuclear e desenvolvimento de engenharia de energia nuclear; desenvolvimento e manutenção de infraestrutura adequada nos Estados Membros que desejam usar energia nuclear para produção de energia, dessalinização de água, produção de hidrogênio e aquecimento urbano; e na política técnica e aspectos estratégicos da implementação do ciclo do combustível e desenvolvimento de tecnologia de resíduos.

Também aconselha sobre capacitação e gestão de conhecimento nuclear para o desenvolvimento de energia sustentável, incluindo a aplicação de avaliações comparativas de energia nuclear com outras opções de energia disponíveis.

Leonam Guimarães já foi presidente da Eletronuclear entre os anos de 2017 e 2022. Atualmente, é coordenador do Comitê Estatutário de Acompanhamento de Angra 3 e diretor técnico da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN).

Fonte:Petronotícias