Por Andréa Antunes Julho 31, 2024
As inscrições serão realizadas pelo site do Sympla. Para mais informações enviar e-mail para seminarioanebrasil@gmail.com.
Transformação digital, transição energética, neo-industrialização, saneamento e recursos hídricos em debate nos dias 21 e 22 de outubro, no Hotel Pestana, em Copacabana, no Rio de Janeiro
Discutir o papel da engenharia para o desenvolvimento nacional em um mundo cada vez mais tecnológico e digital é o objetivo central do Seminário “A Engenharia Transformando o Brasil”, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, no Hotel Pestana, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Serão dois dias em que grandes nomes do setor irão debater temas como neo-industrialização, transformação digital, transição energética, saneamento e recursos hídricos. Estão confirmadas as participações de Álvaro Prata (presidente da Embrapii), Benedito Braga (ex-presidente da Sabesp), Durval Dourado (Diretor, ESALQ/USP), Fernando Lins (ex-diretor do CETEM), Jerson Kelman (ex-presidente e diretor geral da ANEEL, da ANA, da Light e da SABESP), Luiz Firmino (ex-presidente da SERLA e do INEA), Marilene Ramos (diretora do Grupo Águas), Patrícia Boson (Membro do CNMA), Paulo Canedo (ex-presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do RJ), Rodrigo Juliani (CEO da Minerva Controls), Silvia Maria Massruhá (presidente da Embrapa), Virginia Ciminelli (UFMG), entre outros. “A Engenharia busca soluções para melhorar a vida em sociedade. Nos últimos anos eventos como as mudanças climáticas, a velocidade do desenvolvimento tecnológico, o aumento populacional e o surgimento de cidadãos mais conscientes têm imposto novas questões para nossa sobrevivência. Nosso objetivo é debater as tendências e os desafios que a engenharia enfrentará nos próximos anos e como ela pode contribuir para um futuro mais sustentável, eficiente e inclusivo”, explicou o engenheiro José Roberto Boisson de Marca, coordenador geral do evento.
O seminário é promovido pela Academia Nacional de Engenharia (ANE) com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Fazem parte da comissão organizadora, Edson Watanabe, vice-coordenador, Alvaro Toubes Prata, Djalma Falcão, Edmundo A. de Souza e Silva, Flavio Grynszpan, Jerson Kelman, Liedi Bernucci, Ronaldo Tadêu Pena e Virginia Ciminell.